Derby County e o milagre do século
Um pequeno clube recém saído da segunda divisão com um técnico de 37 anos venceu o Campeonato Inglês de 1972 e ficou na história para sempre
Nessa semana o Derby County declarou insolvência e foi colocado sob administração de terceiros - não mais sob os donos do clube. Assim, o clube também perde doze pontos no campeonato, na lanterna da segundona inglesa.
Tradicional nos anos 70, o Derby é conhecido pelo filme “Maldito Futebol Clube” (Damned United, 2009), onde o técnico Brian Clough pegou o clube na segunda divisão e o levou ao título do Campeonato Inglês em 1972. Mais focado na figura do técnico, porém, o que o filme não mostra é como o Derby County foi campeão. Um título que até hoje muitos consideram o milagre do século.
Os favoritos ao título
O título do Derby County foi uma espécie de Leicester 50 anos antes do Leicester. A temporada 1971/72 estava abarrotada de candidatos.
Arsenal era o atual campeão da liga e da FA Cup;
Leeds United foi campeão (69) ou vice (70, 71) nas três últimas ligas;
Tottenham era o atual campeão da Copa da Liga Inglesa (e terminaria a temporada campeão da inaugural Copa da Uefa);
Chelsea, que venceu a FA Cup em 1970, era o atual campeão da hoje extinta Recopa da Europa (1971);
Manchester City vinha de quatro títulos recentes (liga em 1968, FA Cup em 69 e Recopa da Europa e Copa da Liga Inglesa em 1970).
Liverpool, de Bill Shankly, seria o campeão inglês logo na temporada seguinte;
Manchester United, que ainda tinha George Best, terminou o Natal com quatro pontos na liderança (mas terminou o campeonato em oitavo).
E o Derby County, bem, era o Derby County.
As rodadas finais e o milagre do século
O calendário da temporada de 1971/72 foi uma zona, com vários jogos remarcados por conta das copas inglesas e o três torneios europeus. Mas lá por abril, a cinco rodadas do fim, o título estava entre City, Leeds, Derby e Liverpool. No dia primeiro de abril o Derby County de Brian Clough finalmente bateu o odiado Leeds de Don Revie por 2 a 0 e assumiu a ponta da liga - o que não é mostrado no filme.
O Manchester City venceu o Derby County na penúltima rodada da liga, em 22/04, fazendo dele o novo líder da liga. Só tinha um detalhe: o City já havia jogado (e perdido) a “última” rodada contra o Ipswich antecipado, para deixar o seu trio Bell-Lee-Summerbee livres para o jogo da seleção, dois dias antes. Assim, o Derby ainda jogaria; Liverpool e Leeds United, ainda tinham mais dois jogos.
Basicamente, o Manchester City se despediu do campeonato ao mesmo tempo líder e sem chance matemática de ser campeão.
Na última rodada oficial, dia primeiro de maio de 1972, o Derby County venceu o confronto direto contra Liverpool por 1 a 0, gol de John McGovern, provavelmente o gol mais importante da história do clube. Ninguém tinha como saber, mas seria nada menos do que o gol do título (aos 30 segundos do vídeo abaixo).
O Derby assumiu de novo a ponta do campeonato, e encerrou sua participação com 58 pontos. O Leeds, que venceu o Chelsea, pulou para 57 e o Liverpool ficou com 56, mas ambos ainda jogariam um jogo atrasado.
No meio disso tudo, aconteciam duas finais. Na primeira edição da Copa da Uefa, uma final totalmente inglesa entre o Tottenham (que bateu o Milan na semi) e o Wolverhampton (que bateu a Juventus nas QFs), dia 3 de maio. Isso pode parecer não ter nada a ver com a história, mas é um dos motivos dos jogos atrasado.
Dia 6 de maio foi a final da FA Cup, entre o Leeds Utd. e o Arsenal, que acabou com o primeiro título de Copa na história do Leeds, 1 a 0, com 100 mil pessoas em Wembley. Até hoje a torcida do Leeds canta “Marching on Together” antes dos jogos em homenagem àquele título de Copa da Inglaterra.
Agora o Leeds United poderia levar a dobradinha do futebol inglês.
Sob vários protestos do clube, a última rodada as ganhas foi marcada para 8 de maio - apenas dois dias depois da final da FA Cup. (Ao contrário do City, o Leeds não cedeu todos seus jogadores para seleção e, essa foi a retaliação da FA).
No meio da ressaca do título, o Leeds perdeu em Wolverhampton (que estava envolvido nas finais da Copa da Uefa). O Liverpool, que com o resultado só precisava vencer, apenas empatou com o Arsenal (que jogou dois dias antes).
RESULTADO: título do Derby County!
Os jogadores já estavam de férias em Mallorca e só descobriram pelo rádio. Brian Clough visitava a família numa pequena ilha da Inglaterra e deu uma entrevista por telefone. O Derby terminou a liga com 58 pontos, a frente de Leeds, Liverpool e o Manchester City com 57. Foi o primeiro título da história do clube que, já sem Brian Clough, seria campeão de novo em 1975.
Por Leandro Vignoli, um original Corneta Press
Gostou do texto? Compartilhe com os amigos e diga pra assinar a newsletter!
PRORROGAÇÃO - ou Coisas que valem mencionar
O último jogo…
O calendário foi tão zoado que ainda teve um último jogo, meio que sem valer nada, entre Arsenal e Tottenham, que ganhou 2 a 0. Na semana seguinte, porém, o Tottenham foi o primeiro campeão da Copa da Uefa, com um 0 a 0 em White Hart Lane após vencer de 2 a 1 a partida de ida fora de casa.
O mito de Brian Clough…
É mais ou menos a história do filme, mas vale mencionar. Clough assumiria o seu odiado Leeds United e ficaria apenas 44 dias no cargo - Damned United! Após isso, no maior rival do Derby County, o Nottingam Forest, ele seria de novo campeão inglês, além de quatro copas e o bicampeonato europeu. Brian Clough tem uma estátua em frente ao estádio do Derby, e outra, no centro de Nottingham.
O adeus de Shankly…
O lendário treinador do Liverpool, Bill Shankly, que treinou o clube durante 15 anos, venceria o Campeonato Inglês na temporada seguinte ao título do Derby, em 1972/73. Ele ainda venceria a FA Cup de 1974, e se aposentaria logo após o jogo. A estreia de Brian Clough no Leeds seria na FA Charity Field de 1974, justamente contra o Liverpoool, mas já com o sucessor de Shankly, Bob Paisley.
A temporada do milagre…
Para quem gosta de vídeo antigo, gramado ruim e cabelo engraçado, segue um resumo quase completo do que aconteceu na temporada 1971/72.