Juntos na riqueza e na pobreza
Chelsea e Manchester City foram campeões inéditos na mesma noite em 1970; e subiram para a primeira divisão no mesmo ano em 1989
Manchester City e Chelsea, antes do dinheiro, tiveram uma boa fase de três ou quatro anos, curiosamente no mesmo período.
Em 1970, os dois clubes venceram as copas inglesas. Em abril, o Chelsea venceu sua primeira FA Cup batendo o Leeds United na final - 2 a 1 na prorrogação. É considerado o jogo mais brutal da história do futebol inglês.
Um mês antes, em março de 1970, o Manchester City também foi campeão, só que da Copa da Liga, ao bater o West Bromwich em Wembley, por 2 a 1
O próprio City era o atual campeão da FA Cup em 69, o que garantiu uma vaga na (extinta) Recopa da Europa de 1970, na época o segundo torneio europeu mais importante. E é aqui a grande coincidência: o Manchester City foi campeão europeu exatamente na mesma noite em que o Chelsea foi campeão da FA Cup contra o Leeds.
Talvez seja o título mais melancólico da história.
Na final o City bateu o polonês Gornik Zabrze, em Vienna. Cerca de oito mil pessoas foram ao jogo no Prater Stadium, com capacidade para 60 mil - cerca de 5 mil ingleses e praticamente nenhum torcedor da Polônia, devido as dificuldades de viajar imposta pelos países da cortina de ferro. O jogo não foi transmitido pela TV.
Chelsea e Leeds United, no entanto, passou para toda a Inglaterra. Foi o único jogo ao vivo na televisão em 1970 e, até hoje, é a partida com a segunda maior audiência na história da Inglaterra - apenas atrás da final da Copa de 1966.
Chelsea e City decidindo na Europa
Com o Chelsea campeão da FA Cup e o Manchester City sendo o atual campeão da Recopa da Europa, os dois acabariam se enfrentando na semifinal da própria Recopa da Europa, na edição seguinte, em 1971.
O Chelsea venceu as duas partidas por 1 a 0, o segundo jogo em Maine Road com um frangaço do goleiro do City. Nas imagens, o Chelsea joga de amarelo e o Manchester City de vermelho e preto (as cores do Milan, para dar sorte). O Chelsea seria campeão do torneio ao bater o Real Madrid por 2 a 1 na final, na Grécia.
(Os dois também se enfrentaram na FA Cup daquele ano, em 1971, dois meses antes. Quem passou foi o City, por 3 a 0, eliminando o atual campeão).
Chelsea e City saindo do fundo do poço
Na temporada 1988/89, com os dois clubes na segunda divisão, o Chelsea subiu sendo o campeão, e o Manchester City, o vice - inclusive foi no confronto direto em que o Chelsea assumiu a liderança, um puro suco de futebol inglês de antigamente.
O Chelsea nunca mais caiu e o Manchester City chegou a frequentar a terceira divisão, antes de voltar à Premier League em 2003. Em algum ponto, com a chegada de um russo e de um xeique, o resto dessa história a gente já sabe como é.
Por Leandro Vignoli, um original Corneta Corp
Gostou desse texto? Assine a Corneta Press e receba direto no e-mail.
PRORROGAÇÃO - OU - Coisas que valem mencionar
- Em 1970, ano que Chelsea e City venceram as duas copas inglesas, que venceu o Campeonato Inglês foi o Everton.
- No Stamford Bridge existe uma estátua de Peter Osgoode, autor de dois gols na final europeia contra o Real Madrid em 1971, e da final contra o Leeds em 1970 - e que deu origem a essa fotaça abaixo.
- De acordo com o 11v11, no confronto direto até hoje o Chelsea tem 69 vitórias, o City 59 vitórias e um total de 39 empates. Apenas um destes jogos foi uma final: a Copa da Liga em 2019 - em que o City venceu nos pênaltis.